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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cê tá me tirando?



Sábado tive que ir ao shopping (ô sacrifício, haha) e aproveitei pra ir ao Boticário comprar o pincel de côncavo da linha Celebrare.
Aqui em São Paulo (pelo menos nas lojas perto de casa) demorou muito pra chegar essa linha. Eu tô vendo a galera exibindo seus exemplares a um tempão e eu aqui, chupando dedo.

Bom, cheguei, perguntei pra vendedora sobre ele. Ela me mostrou o pincel, e eu dei uma estranhada. Como eu nunca tive pincel de côncavo e nunca prestei muita atenção ao jeito que ele é, não sabia dizer se era aquele ou não. Parecia reto e curto demais, lembrando muito o chanfrado.
De qualquer forma, não tinha o tal pincel (só os do mostruário) e fui embora de mãos abanando.
Acontece que aquilo ficou me incomodando. Eu tinha quase CERTEZA de que o pincel que ela tinha me mostrado era o chanfrado, pq oi? esse eu conheço. 
Cheguei em casa, entrei no site do Boticário e confirmei. A doida ia me vender o pincel errado.
Bom, tudo bem, não comprei mesmo, amanhã vou em outra loja, pensei.

Chegou domingão e fui tentar a sorte em outra loja. 

Eu:
- Moça, chegaram os pincéis da linha nova?

Vendedora:
- Peraí, vou ver.

Eu: 
- Eu queria o de côncavo.

Vendedora (depois de procurar um tempão entre os pincéis guardados dentro de plásticos na gaveta. Não tinha nenhum pra contar história no display):
- É esse aqui, ó.

Gente, a mulher me mostra o Fan. A vassourinha. Quase caí pra trás ao ouvir esse sacrilégio da maquiagem.

Eu: 
- Não moça, o de côncavo.

Vendedora:
- Esse é o de côncavo.

Eu:
- Não. Esse é o fan.

Vendedora:
- Ah tá.. Ah, o de côncavo esgotou. Foi o primeiro a acabar.

Teria sido cômico se não fosse trágico.

Ai, ai, Boticário. Achei que já tínhamos conversado sobre isso. 
Como é que as suas vendedoras (não todas, é verdade e é importante ressaltar, mas a esmagadora maioria) sabem menos que as clientes?

Achei que já tínhamos deixado claro que esse tempo onde as vendedoras nos tratavam que nem o nariz e nem se importavam com o produto vendido já tinha passado.

Achei que estivesse óbvio que nós somos uma nova geração de consumidoras, que merecemos um atendimento melhor, feito por pessoas que entendam do produto vendido, pelo menos.

Acho ridículo isso, gente. E não é de hoje.
Quando saiu a coleção Fun Ice Cream, tinha release pra tudo quanto é lado. A gente tudo doida, babando verde e virando uzóio esperando as coisas chegarem nas lojas, e eu fui em algumas perguntar a data de lançamento onde elas nem sabiam do que eu estava falando!

Uma amiga minha não gostava de usar blush porque no dia em que ela comprou um no Boticário, a mulher vendeu pra ela um pincel de BASE dizendo que era com aquele que se aplicava blush! Minha amiga não entende muito de make, e tava aplicando com aquele, coitada. E odiando o resultado, lógico.
Quase caí pra trás quando ela me contou!

Sobre a questão dos provadores, nem vou falar nada. Elas ficam com um doce, regulando tanto alguns produtos que queremos experimentar, que dá vontade de subir em cima do balcão, rodar a baiana e dizer:
- Tô pagaaaaaaaano, bem!

CLARO que não são todas as vendedoras. CLARO que não é em todas as lojas.
Já fui atendida por uns doces de pessoas, super experientes. Mas, infelizmente, elas parecem ser a exceção, e não a regra.

A gente não quer chegar na loja de maquiagem e ter que ensinar a pessoa que tá nos atendendo. Nós queremos chegar lá e ter o tom de pele avaliado corretamente, ter o tipo certo de maquiagem indicada.

Chega desse pouco caso, desse atendimento mal feito de pessoas que nem se interessaram em saber mais sobre aquilo que vendem.
E não adianta dar desculpa de que eles acabaram de chegar. No site, eles constam desde antes do lançamento, com direito à fotos e explicações.

Porque eu JURO que da próxima vez que uma vendedora doida tentar me vender um TIGRE por uma lebre, eu vou virar e falar:

- Cê tá me tirando, né?

13 comentários:

Ma Nascimento disse...

vendedora que não sabe nada é vergonhoso!

quando eu trabalhei em loja fazia "curso" a cada nova coleção pra saber os nomes dos tecidos das roupas que íamos vender...

Milena disse...

Hehehe, a última vítima do Boticário agora foi vc? Só rindo mesmo, senão a gente se estressa.

Não sei se vc chegou a ver, mas o SAC entrou em contato comigo por causa do mesmo problema. Só que coitados, eles pensam que o problema é de UMA loja. Vão sonhando... Se quiserem realmente melhor qualidade nos atendimentos, vão ter trabalho, porque vão ter que marcar em cima de cada franqueado.

Tanta menina por aí que GOSTA de maquiagem, precisando de emprego, e os caras ficam contratando garotas que nem sabem o básico (e, pelo jeito, nem querem saber). Triste.

Milena disse...

Aliás, quer se poupar da aporrinhação?
Compra online (só me toquei dessa opção depois...):

http://internet.boticario.com.br/portal/site/lojavirtual/index.jsp?epi_menuItemID=ca53cd1fb55ee9cdad01af1010ef8a0c&epi_baseMenuID=9a395264d9c659cdad01af1010ef8a0c&epi_menuID=9a395264d9c659cdad01af1010ef8a0c&&tela=detalheproduto&produto=ca06ad2fa8410210VgnVCM1000006f04650aRCRD&menuGrafico=Busca&mostraPopup=false

Bjs

Milena disse...

Aliás, mudando de assunto: deixei um selinho pra vc lá no blog:

http://www.makeupalooza.blogspot.com

Beijos!!!

Adorável Julia disse...

Eu odeio quando elas não acreditam na possibilidade da gente saber mais que elas sobre os produtos... é a dura realidade meu bem! =]

Fefeh B. disse...

Pois é, Má.. E vc acha que elas não recebem instrução sobre os produtos? É im-pos-sí-vel que não!

Ah, eu vi sim, Milena. É, se prepare, porque eles ficam ligadíssimos nisso agora. Aconteceu comigo também, mas o caso foi com a Antídoto, e o cara entendeu meu post errado.
Mas é oq vc falou mesmo: eles acham que o problema está em uma loja só, quando na verdade está em todos. E realmente, eu ia adorar trabalhar lá.
Se não fossem os horários, ia numa boa.
Todo ano, na época do Natal, a loja da minha cidade abre vagas pras pessoas trabalharem no período da noite. Eu nunca consigo pq tem que começar antes das minhas férias, e aí estou em SP.
Qto à comprar online, o duro é q cobram frete, né?
E outra, eu gosto muito de ir até a loja experimentar tudo..
Obrigada pelo selinho, flor. Estou com uns atrasados pra "pegar", preciso me organizar.

Ju, é a pura verdade. A gente ADORA essa área, vivemos buscando novidades, divulgando campanhas/produtos novos deles de graça e ainda temos que aguentar esse serviço de porco? Ngm merece, né!

Beejos!

Eveline disse...

Concordo plenamente Fe. Fizeram isso comigo também.

Elyana disse...

É por esse tipo de coisa que eu quase nunca entro numa loja da boticário. Ah, e deixa eu falar? Achei essa coleção Celebrare muito superestimada. Testei tudo oq tinha numa loja e achei tudo mais ou menos.

Caroline® disse...

Poxa, minha primeira compra de make no Boti foi excelente! Eu queria aprender a me maquiar sozinha e era uma tonta em matéria de make. Fui na loja e perguntei pra vendedora o que eu precisava pra começar. Ela foi ótima, passou uma base bem do meu tom no rosto, direitinho, passou blush e rímel e ficou mara. Eu disse que ia esperar um pouco, ver se me adaptava à cor e ela foi uma simpatia. Voltei no dia seguinte e comprei tudo que ela me indicou. De quebra, ainda encontrei o maquiador que dava os cursos aqui e ele me deu umas diquinhas muito legais. Ninguém tentou me empurrar coisas bizarras ou pouco úteis e eu acabei comprando mais do que pensei, porque gostei muito do atendimento.

johnny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
johnny disse...

vou dar o meu pitaco...

sou leitor do blog a uns meses e adoro...

sou beauty artist da NYX, do shopping paulista...

bem... é o seguinte... ja trabalhei em algumas empresas... de beleza... eles quererm que o produto venda... por isso contratam VENDEDORAS, DEMONSTRADORAS.. E NAO CONSULTORAS, MAQUIADORAS OU ESTETICISTAS...

O SALARIO DE UMA VENDEDORA É DE 618 PILAS (DETALHE, NAO É FIXO, ELAS TEEM QUE VENDER UMA DETERIMINADA QUANTIA PARA A COMISSAO FAZER O PISO, CASO CONTRARIO... RUA)
POR ISSO ELAS NAO TEM TANTA EXPERIENCIA.. ALGUMAS FIZERAM UM CURSO BASICO DE AUTO MAKE... E VOILA...(sorry pelo caps) acham que sao Vanessa Rozan...
tiro por mim...
sou beauty artist, formado em belas artes make up, na alemanha, ganho um salario modico de 3 miseros digitos, mais comissao e alguns benificios que nao sao nada de mais... o que me sustenta sao meus trabalhos por fora...
as vezes tenho pena dessas meninas... desculpem o desabafo

Fefeh B. disse...

Carol, eu já fui MUITO bem atendida no Boticário, aprendi coisas mto importantes com atendentes muito dedicadas de lá e por isso eu falei e frizo novamente: não são TODAS que são assim não. Eles tem atendentes ótimas, que entendem dos produtos e ajudam muito a cliente. Tanto que elas podem fazer isso mesmo: indicar um produto que seja algo que combine com vc e q vc nem conhecia. Mas, infelizmente, atendentes boas assim parecem ser a exceção, e não a regra.

Johnny, o problema é o seguinte: o salário REALMENTE podia ser melhor, mas assim, a pessoa foi trabalhar numa loja de cosméticos porque escolheu, né?
Ela tem que se identificar com aquilo, mostrar interesse, senão fica complicado mesmo.
O meu problema com elas é a falta de conhecimento, entende? Não digo nem conhecimento em make em geral, mas sobre os próprios produtos que elas vendem. Acho inadmissível a vendedora de uma loja não conhecer os produtos, não saber pra que eles servem, informar errado as clientes.
Não precisa saber fazer um smokey matador, mas ao menos leia o folheto que explica pra que serve qual pincel, né?
E não precisa pedir desculpas não, adorei seu comentário, mostrou outra face da moeda!
É bom a gente conhecer todos os lados de uma história.

Sintam-se sempre bem-vindos pra dar suas opiniões, gente, eu não mordo não, hahaha.


bjos!

Trendy Twins disse...

Fefeh, tô passada! Mas é assim mesmo, tem umas que eu vou te contar!

Linda, posso te pedir um favor> Me manda um email>

ittwins@gmail.com

Papo reto! rs

beijins

Ana