Meu blog mudou!

Voce vai ser redirecionado em 5 segundos. Se nao for, visite
http://www.pimentarosa.net
e adicione aos seus favoritos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mudando de Assunto... Ressaca da EAPIC


Meninas, estou viva e respirando.

O que eu estou é meio estrupiada, e vou contar o porquê.

Do dia 3 ao dia 12 de Julho, rolou aqui a 36ª EAPIC, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista.

Trocando em miúdos, é a festa de peão da minha cidade. Todo ano, a cidade enche de gente de toda a região e tudo fica em clima de festa durante uma semana inteira. Todo mundo fica animado e tem festa todos os dias. Parece um combo de Natal + Ano Novo + Semana do Saco Cheio.
Nem lembro o significado de "dia útil" nesse período!

Tem exposição de animais, rodeio (tamo no circuito nacional, benhê :P), provas de montaria parque de diversões, barracas com comida, além dos shows. Todo dia tem um show diferente!
É um dos momentos mais gostosos de morar no interior.

Eu amo a EAPIC. Vou desde a 6ª série e aproveito horrores.

Já caí de bunda no barro (clássico), fui perseguida por um touro solto, tomei aquelas batidas dumal à 1 real o copo (minha mãe que não leia isso) e me arrependi no primeiro gole, perdi brincos na arena (outro clássico), levei cantada brega de peão, enfim já vivi todos os clichês que uma festa dessas pode ter.

Assim, como eu já falei, não sou a pessoa mais peoa ou sertaneja que existe. Apesar de ser do interior(rrrr) e ter vaquinhas pastando na colina em frente à minha casa, eu não sou muito do campo em alguns sentidos.

Mas, igual ao carnaval, em que eu solto a piriguétchy de abadá que existe dentro de mim, durante a EAPIC eu solto é a piriguétchy caipira. (Sim, eu tenho MUITAS piriguétchys dentro de mim!)

Tiro a bota véia e estrupiada de couro do armário (que, depois de anos sendo minha fiel companheira, foi pro lixo depois de nenhum dos seus dois zíperes saírem do lugar e de eu finalmente ter criado alguma vergonha nessa cara e ter comprado uma bota decente. E que não tivesse uma ponteira de "couro" de cobra), me monto toda com mil blusas e casacos só pra morrer de calor no meio da arena (é muito calor humano, gente) e fico fingindo que sei cantar as músicas nos shows. Sim, porque confesso que nem dou a mínima pra rodeio e mimimi. Vou mesmo é pra ver show.

E o melhor é como eu acompanho quem é a nova dupla do momento. Jemte, que saudade de quando Chitãozinho e Xororó eram a dupla de sucesso. Da década.

Agora, à cada três meses é uma nova que tá estourando. É só aprender que quem canta "Fada" são dois caras chamados "Victor e Léo" que já me aparecem Fernando e Sorocaba. Hugo Pena e Gabriel. Ellens (pra quê uma dupla sertaneja precisa de dois nomes diferentes, me digam? Essas duas foram espertas e práticas. Não tem como não lembrar).
Meu cérebro não consegue assimilar mais tantos nomes compostos arranjados em combinações cada vez mais estranhas, coitado. Leandro e Leonardo era pra principiantes.

Fora as letras maravilhosas. Me contem, por favor, quem aí é que "chora na hora do prazer?", hein?
Quero chorar é de tristeza.

Mas esse ano eu tava numa vibe tão especialmente interiorana, tão misintindo figurante perdida de América, querendo dar de cara com Tião e touro Bandido (que descanse em paz, coitado) que aprendi todos os hits da galera que veio tocar aqui (tá, todos não. Mas o tópi fáive tava na ponta da língua!) e me joguei com vontade quase em todos os shows.

Aprendi aquelas dancinhas dois-pra-lá-dois-pra-cá, voltei pra casa todo dia descabelada, com barro até os joelhos (bendita seja a bota de montaria!), o cabelo duro de pinga com mel (não adianta: você pode nunca beber aquela joça, mas sempre tem uma amiga sem noção que te abraça e te deixa toda melada) e com um salgado de origem bastante duvidosa na barriga.


Porque, né. Let's embrace a experiência completa, gente. Se é pra ir em festa de peão, bora fazer isso direito e voltar torta de acordo.

A EAPIC é uma delícia e eu recomendo.
Apesar de já estar véia pra essas coisas, precisar de uns bons 3 dias pra pôr o sono em dia depois, com as pernas pra cima e tomando muita água, ainda tô firme e forte por lá, todo ano.

À cada ano menos firme e menos forte, mai tá valendo!

PS: Eu sei que a "Mudando de Assunto" é de quarta, mas como semana passada não teve, prometo dobradinha nessa, tá? :)

PS2: Amanhã paro com a vagabundagem e o blog volta à sua rotina!
Mas entendam, gathas, não há como render quando se tem pinga com mel no cabelo e uma puta dor nas pernas.

7 comentários:

Aline disse...

putz...

gostei mt do post! mas...

eu odeio rodeio... uma parte do meu tcc da faculdade inclusive falava sobre isso (o tema era Crimes contra o meio ambiente, eu me formei em Direito no final de 2007). eu ia amar essa festa, se não fosse pelo rodeio. :(

bjos fê!

Fodali disse...

Comentar em post ligeiramente velho vale?

Eu amava festa de peao (sou do ABC paulista, entao rolavam umas festas miadas por la). Mas eu gostava mesmod e ir nessas festas durante o dia, nao pelos shows e pegacao, mas porque de dia tinhas os desfiles de cavalo, competicoes e tals, e eu as vezes participava.

Tenhos uns trofeuzinhos ate hoje, guardo com o maior carinho...

Ai, esse post me deixou nostalgica! Curte essas festas por mim!

Carol Branco disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk... aqui em Londrina City tbm rola essas coisas, só que é começo de abril a Expo-Londrina...kkk
e se eu não me engano, Fernando e sorocaba é dupla aqui da região... mas como vc pode perceber, eu não tenho nem idéia se eles são ou não, sou a mais por fora dessa história de sertanejo, gosto sim das mais antigas, já fio minha época de expo!!! aff... bjo!

Jessica disse...

Hahahahahahahhahaha ri muito.

Bruna Belatriz Brasil disse...

Hahahahah
Então essas "dupra" que você falou infestam aqui o Paraná (sou de Cascavel, no interiorrrrzão). E não é só na exposição (Expovel, muito boa tbm). É O ANO INTEIRO!!!!!! Um carma na minha vida. E aqui todo mundo sabe as musicas. Eu nem sei a diferença de Fernando e Sorocaba, Ricke e Rafa, Hugo Pena e Gabriel, etc... Pra mim é tudo igual hahahahaha.
Beijosss

Milena disse...

"Ellens" foi foda, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Ri muito com o "menos firme e menos forte" a cada ano, rs. Parece eu falando, kkkkk.

Tô sumida tb, mas por motivos diversos. Mudança + trabalho e esta semana viajo pra Bariloche. Vamos ver o que eu trago de assunto de lá, aí desconto no blog. :-P

Larissa disse...

nossa, eu ri, mas eu ri móinto. Não conhecia victor e leo, feeeeh???
até eu que coleciono passado underground from hell gothic 666 sou capeta conheço todas as músicas, ahahahah.
:***